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RECURSOS DA ESCOLA 


http://www4.pr.gov.br/escolas/dadosEscola.jsp 


SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM 

 
        A Secretaria Estadual de Educação como Ação pedagógica desenvolveu a partir de 2004 o enfrentamento de problemas relacionados à aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos matriculados na 5ª série do Ensino Fundamental face a necessidade de ampliarmos o processo de democratização, universalização e acesso a um ensino de qualidade.
      A normatização da Sala de Apoio é feita pela Instrução 05/2005-SUED/SEED, sendo que a demanda para uma turma de Língua Portuguesa e uma de Matemática é aberta automaticamente no sistema, a cada três turmas de 5ª série, por turno e por estabelecimento de ensino. O funcionamento está condicionado à existência de espaço físico adequado, professor e Plano de Trabalho Docente integrado ao Projeto Político - Pedagógico da escola.
       As salas de apoio funcionam com no máximo 20 alunos, que devem freqüentar as aulas em turno contrário ao qual estão matriculados. Participando de atividades com metodologias diferenciadas desenvolvidas, especificamente, para o domínio dos conteúdos de oralidade, leitura, escrita, bem como às formas espaciais e quantidades nas suas operações básicas e elementares, essenciais para a continuidade do processo educativo nas séries finais do Ensino Fundamental. Ao constatar-se a aprendizagem o aluno deve ser dispensado do programa, o que confere caráter dinâmico às Salas de Apoio à Aprendizagem, determinado pelos processos de ensino e aprendizagem de cada estabelecimento.


      Portanto a Escola Estadual Afrânio Peixoto oferece Aula de Apoio aos alunos da 5ª série, em contraturno de forma a garantir a aprendizagem do educando.

 


 


SALA DE RECURSOS


      O Programa foi instituído nas escolas da rede estadual para ser um serviço de apoio pedagógico especializado, conduzido por professor especializado, que suplementa (no caso dos superdotados) e complementa (para os demais alunos) o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede regular de ensino.
       Esse serviço realiza-se em escola, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais dos alunos que freqüentam, podendo estender-se a alunos de escolas próximas, nas quais ainda não exista esse atendimento. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais semelhantes, em horário diferente daquele em que freqüentam a classe comum. (Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 2001, p.23)


      A Escola oferece uma sala de recursos no período da manhã.

 


 


2009

 

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