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EQUIPE PEDAGÓGICA


O TRABALHO DO PEDAGOGO

Princípios:
  • Gestão Democrática e Participativa.

Referências:
  • Ética profissional;
  • Autonomia da escola;
  • Atitude investigativa;
  • Formação continuada;
  • Escola como ambiente educativo.

Prática Pedagógica
• ênfase na dimensão humana social da aprendizagem humana;
• formação continuada como processo permanente;
• atenção à questão cultural;
• organização da escola como ambiente educativo.

Prática Política
• interface com o entorno externo econômico, político e cultural;
• atenção à comunidade e sociedade;
• participação externa nas decisões internas;
• interface família-escola, escola-comunidade, educadores e cidadania.

Prática Organizacional
• uso de formas ativas e autogestionárias;
• descentralização do poder;
• gestão escolar mais horizontal, participativa e democrática;
• estabelecimento de parcerias e trabalho cooperativo.

A organização do trabalho pedagógico no cotidiano da escola pública.

Construção do projeto político-pedagógico
• Coordenar a elaboração coletiva do projeto político-pedagógico;
• Criar condições para a participação dos profissionais da escola e comunidade na construção do projeto político-pedagógico.

Implementação do trabalho pedagógico no coletivo da escola
Organização do espaço e tempo escolar


• Organizar turmas, calendário letivo, distribuição das aulas e disciplinas, horário semanal de aulas, disciplinas e recreio;
• Planejar e organizar espaços e tempos da escola para projetos de recuperação de estudos;
• Organizar a hora atividade do professor para estudo, planejamento e reflexão do processo de ensino e aprendizagem;
• Planejar e organizar atividades culturais.


Organização da prática pedagógica

• Implementar a proposta curricular da escola de acordo com as políticas educacionais da SEED/PR e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE.
• Elaborar projetos de intervenção na realidade da escola para a melhoria do processo educativo.
• Planejar o ensino e acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores.
• Assessorar o professor no planejamento, quanto a seleção de conteúdos e transposição didática em consonância com os objetivos expressos no P.P.P.
• Assessorar o professor na identificação e planejamento para o atendimento às dificuldades
de aprendizagem.
• Planejar em conjunto com o coletivo da escola a intervenção aos problemas levantados em conselho de classe.
• Levantar e informar ao coletivo de profissionais da escola e comunidade os dados do aproveitamento escolar.
Coordenar empréstimo e aquisição de materiais e equipamentos de uso didático–pedagógicos.
• Incentivar e assessorar o professor na seleção de recursos didáticos para o ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares.
• Participar da organização e atualização do acervo de livros e periódicos da biblioteca da escola
• Desenvolver processos de gestão colegiada entre os profissionais da equipe pedagógica.

Formação continuada do coletivo de profissionais da escola
• Elaborar o projeto de formação continuada dos profissionais da escola para o aprimoramento teórico-metodológico, na forma de trocas de experiências, estudos sistemáticos e oficinas.
• Desenvolver processo contínuo pessoal e profissional de fundamentação teórica.
• Pesquisar e fornecer subsídios teórico-metodológicos para o estudo e atender
necessidades do trabalho pedagógico.
• Organizar reuniões de estudo para a reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico da escola.

Relações entre a escola e a comunidade
• Desenvolver projetos de interação escola-comunidade ampliando espaço de participação da comunidade nas decisões pedagógicas da escola.
• Participar do conselho escolar subsidiando teórica e metodologicamente as reflexões e decisões sobre o trabalho pedagógico escolar.
• Incentivar e propiciar a participação dos alunos nos diversos momentos e órgãos colegiados da escola.
•Elaborar estratégias para a superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de compromisso ético e político com todas as categorias e classes sociais.
• Fazer cumprir os preceitos constitucionais, a legislação educacional em vigor e o Estatuto da criança e do adolescente, como fundamentos da prática educativa.

Avaliação do trabalho pedagógico
•Organizar e coordenar conselhos de classe de forma a garantir um processo coletivo de reflexão-ação sobre o trabalho pedagógico.
• Avaliar o trabalho pedagógico pelos profissionais da escola e comunidade.
•Acompanhar e assessorar o professor na seleção de procedimentos de avaliação do rendimento da aprendizagem adequando-os aos objetivos educacionais previstos no P.P.P.


Faz parte da Equipe Pedagógica da Escola Estadual Afrânio Peixoto as Pedagogas:


Célia Regina Augusto                      Tarde
Leni Cagalli Cunha                            manha
Marlene de Paula Nogueira.            Tarde
Regina Maria Nogueira Simões.  Manhã e Tarde



2014

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